Especialista diz que mercado de games se tornou mais maduro e rentável ~ Game Releases

18 de mar. de 2014

Especialista diz que mercado de games se tornou mais maduro e rentável





O mercado dos games tem se expandido consideravelmente nos últimos anos, abrangendo inúmeros tipos de jogadores e com jogos que já lucram mais do que alguns filmes de Hollywood. Com o amadurecimento desse setor, podemos esperar por grandes alterações de conteúdo e de público nos próximos anos. Geoffrey Zaktin, presidente da EEDAR (empresa especializada em pesquisas e em consultorias do mercado de vídeo games), declarou algumas previsões sobre o futuro dos games.

De acordo com ele, os consoles da nova geração estão atraindo um público mais velho (grande parte das pessoas que conviveu com as evoluções do mercado de games), com um poder de monetizar conteúdo bem maior.

Ao comparar os títulos lançados nos primeiros três meses de PlayStation 4 e de Xbox One, é fácil constatar que há jogos mais direcionados para um mercado adulto do que antes – e com muito games mais por vir.


No PlayStation 4, o número de jogos classificados como "Mature 17+" subiu de 8% para 17%; enquanto no Xbox One o número atingiu 21%. Mesmo no Wii U, que possui títulos direcionados para um público geral, o selo "Mature 17+" pode ser encontrado em aproximadamente 10% dos games do console da Nintendo. Segundo Zaktin, mudanças tão perceptíveis não são tão comuns, o que reflete no interesse dos jogadores nos consoles da nova geração – classificado como um público mais adulto do que nos lançamentos dos consoles passados.

Como os jogadores estão mais velhos, os estúdios estão cientes de que esse público (ou pelo menos, grande parte dele) possui mais dinheiro para gastar – e é por isso que os DLCs têm se tornado cada vez mais comuns. As compras dentro dos jogos também subiram significativamente quando comparadas aos títulos das gerações passadas.

Além disso, o tamanho digital das expansões aumentou, já que os estúdios criam extensos pacotes, o que faz com que o espaço de armazenamento do console seja algo que constantemente deve ser levado em consideração pelo público. Zaktin disse que as proporções dos DLCs aumentaram muito, já que esses conteúdos também visam fidelizar os jogadores – leia-se, consumidores – com os respectivos estúdios dos jogos.

Conteúdos adicionais que exigem espaços cada vez maiores

Outros tipos de download, como temas para os consoles e avatares extras também cresceram. É claro que os discos rígidos ficaram maiores para acompanhar esse tipo de evolução, porém os DLCs podem tomar bastante espaço dos consoles se não forem bem gerenciados – o que pode ocasionar em outras formas alternativas de armazenamento, diz o presidente da EDDAR.

Segundo ele, os jogos na nuvem serão um tipo de solução, porém não permitirão que as pessoas joguem seus games offline. De acordo com Zaktin, o mercado de games cresceu drasticamente nos últimos anos, sendo que existem mais alternativas para monetizar conteúdos nos títulos dos consoles da nova geração.

"As pessoas estão mais dispostas a pagar por conteúdos extras de qualidade do que estavam anos atrás", diz ele. O fato é que, independente do conteúdo pago ser mais comum ou não, podemos esperar por jogos mais adultos que acompanham continuamente o amadurecimento de grande parte do público.

Fonte: BJ

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