Com suspense de qualidade, Alien: Isolation nos fez “borrar as calças” ~ Game Releases

12 de jun. de 2014

Com suspense de qualidade, Alien: Isolation nos fez “borrar as calças”



Está aí um jogo baseado em uma das séries do meu coração e que definitivamente tem potencial para entrar na lista de compras deste ano: Alien: Isolation. Eu não vou me acovardar e nem fazer firulas aqui: o jogo está simplesmente aterrorizante, e isso é sensacional!

Aproveitamos o relativo sossego do game da SEGA no estande da Microsoft e botamos as mãos nele para sentir a atmosfera claustrofóbica dos filmes. E parece que, depois da decepção que foi Aliens: Colonial Marines, a equipe finalmente vai acertar a mão com Isolation, que traz um suspense acima da média e coloca o jogador numa perspectiva de fuga como há muito não se via.

A mudança começa pelo time de desenvolvimento. Agora, o trabalho ficou a cargo da The Creative Assembly, uma subsidiária da própria SEGA, e não da Gearbox Software. A sérieTotal War veio das mãos da Creative Assembly, que atuou também em vários outros projetos da SEGA. Parece que os novos ares trouxeram energias positivas para a franquia, com um verdadeiro resgate à essência de terror/suspense que sempre marcou a série Alien.


Esqueça a autodefesa: o alien é monstruoso, grotesco e fatal
A história de Alien: Isolation se passa em 2137, 15 anos após os eventos do primeiro filme, e coloca o jogador na pele de Amanda Ripley, que está em busca de sua mãe desaparecida, Ellen Ripley, após ela ter sumido no espaço.

Depois de chegar a uma estação espacial para recuperar um objeto que pode ajudar na investigação, Amanda se vê cercada pela invasão de um alien. É exatamente por isso que coloquei a frase do subtítulo acima no singular: existe um único alien que persegue a garota o jogo inteiro – e ele não pode ser morto.



É exatamente nesse ponto que está o acerto. O detalhe é que o game, como vocês podem conferir no vídeo acima, até oferece um arsenal para o jogador utilizar, ou seja, há toda uma construção para que você teoricamente possa se defender do alien, mas, na prática, nada disso funciona: o negócio é fugir e fim de papo.

O poder dado e tirado do jogador

A genialidade de dar ao jogador um certo poder que ele não deve utilizar é a grande sacada de Isolation. A melhor ferramenta a nosso alcance, na verdade, é o rastreador que Amanda usa para ajudar a detectar a presença da criatura, que pode ser atraída por cheiro, visão e som. Portanto, se você achou aquele lança-chamas nervoso do vídeo acima, esqueça: o máximo que consegue fazer é afugentar a aberração da natureza temporariamente. O bicho some e volta. É de borrar.

Mas eu não recomendo que você faça isso. A inteligência artificial foi um aspecto especialmente trabalhado pela equipe da Creative Assembly, uma vez que o alien fica mais inteligente à medida que o game avança. Basicamente, o que a criatura faz é “estudar” as formas pelas quais o jogador se esconde para aprender a encontrá-lo.



A abordagem stealth não é uma opção: é uma necessidade. Testei o game com um fone 5.1, e é isso que recomendo para a experiência ideal: um sistema de som adequado. A cada segundo, você ouve os passos e grunhidos da criatura, mas olha para todos os lados e não vê nada. É desesperador. Não há conforto em momento algum. A sensação de estar sendo perseguido o tempo inteiro me deixou tenso e ao mesmo tempo empolgado.

Um alien horripilante
Se você for esperto e utilizar inteligentemente o rastreador de Amanda, pode ser que consiga ver o alien em alguns momentos. Às vezes ele caminha na mesma sala que você, lá na frente, e nunca dá para definir se ele sabe que você está ali agachado ou não. Alguns elementos do cenário podem ser usados a seu favor na hora de se esconder, como armários, camas e mesas.

A arte conceitual da criatura está tão caprichada que o jogador entra na máquina do tempo e sente a mesma atmosfera do primeiro filme, dirigido por Ridley Scott. Nada de ação, frenesi ou milhões de objetivos: você tem que fugir dali e ponto final. O alien, assustador e muito bem caracterizado, estará no seu encalço o jogo inteiro.

O BJ aproveitou a ocasião e perguntou para a equipe presente no estande quanto tempo o título ficou em desenvolvimento: cerca de três anos. É um tempo expressivo para um game desse porte.



Para quem curte terror, Alien: Isolation merece atenção. Particularmente falando, foi um dos games que mais me surpreenderam na E3 até aqui. Em meio a tantos blockbusters “meh”, meu coração bateu de outra forma, algo que eu não sentia desde Dead Space, talvez – atenção: a pegada de Isolation é bem diferente da proposta de títulos da onda de Outlast. Dead Space, aliás, teve como inspiração a quadrilogia original dos filmes Alien.

Recomendo a todos que fiquem de olho em Alien: Isolation. O game será lançado em outubro para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

Fonte: BJ

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