A Square está testando um novo sistema de bonificação para os jogadores que atingiram o nível 99 em Final Fantasy XI. Tratam-se dos Job Points,que devem permitir que os personagens que já atingiram o limite máximo de evolução possam melhorar determinados skills.
O novo recurso deve ser uma versão atualizada do sistema de méritos. Os Job Points poderão ser adquiridos em batalhas, através da eliminação de monstros e devem estar disponíveis na próxima atualização de Final Fantasy XI deve chegar entre os meses de março e abril.
Para acompanhar o hype ainda maior de Watch Dogs após o anúncio da data de lançamento oficial, Jonathan Morin, diretor criativo do título, soltou algumas informações importantes durante o livestream feito neste final de tarde pela Ubisoft.
Seguindo a linha das franquias de mundo aberto, como GTA e Saints Row, Aiden Pearce será capaz de colecionar carros – as opções de customização, porém, foram descartadas. No entanto, os veículos poderão ser adquiridos de formas bastante inusitadas como hackear a identidade de uma pessoa e fazer com que o veículo chegue até você. Em contrapartida, veículos voadores como aviões e helicópteros não vão aparecer em Watch Dogs.
Como já era de se esperar, o protagonista terá muitas roupas à sua disposição. Além disso, Pearce poderá desfrutar de jogos viciantes tipo poker e xadrez – pelo menos ele não vai conseguir hackeá-los.
Armas, roupas, carros e jogos viciantes Outras atividades ainda são guardadas a sete chaves pela Ubisoft, mas devem ser divulgadas em breve. Já que um homem não vive apenas de roupas, carros e jogos viciantes, o protagonista vai ter acesso a um variado arsenal de armas que inclui desde armamentos automáticos até lança-granadas.
Com relação ao visual do jogo, os jornalistas que testaram a versão de PlayStation 4 gostaram muito. De acordo com Morin, eles estão trabalhando em polir o game para ajustar os mínimos detalhes e que o visual não será nenhum risco para a franquia. Depois que o jogo foi adiado, a equipe continuou trabalhando para aprimorar o gráfico.
Se tudo der certo, Watch Dogs deve chegar no dia 27 de maio para PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3, Xbox 360 e PC. A data da versão para Wii U segue indefinida. A nossa contagem regressiva pelo jogo já começou, e a sua?
Há poucos dias a notícia de que Amy Hennig estava saindo da Naughty Dog pegou muitos de surpresa. A designer esteve dez anos na companhia, e boa parte desse tempo foi investido na série Uncharted.
As razões verdadeiras da saída de Hennig não foram explicadas pela Sony, mas fontes anônimas declararam que ela não saiu por que quis, mas sim porque teria sido forçada a isso por Neil Druckmann e Bruce Straley, diretor criativo e diretor executivo de The Last of Us, respectivamente.
A Naughty Dog não deixou por menos e decidiu vir a público para esclarecer a história e dar a sua versão dos fatos. De acordo com os copresidentes Evan Wells e Christophe Balestra, os boatos são completamente infundados e nem Neil Druckmann nem Bruce Straley tem algo a ver com a saída de Hennig da empresa.
Segundo Wells e Balestra, a companhia não tem o hábito de responder rumores e boatos, mas diante da gravidade de o que foi dito sobre dois outros funcionários da empresa, foi preciso se pronunciar em defesa deles.
A declaração termina dizendo que não há mais nada a ser dito e que agora eles voltarão a se concentrar no que interessa: fazer jogos.
A Sony europeia acaba de anunciar dois novos bundles com diversos jogos da série LEGOpara o PS Vita. Os seis games incluídos no pacote são os seguintes:
O primeiro pacote é para quem já possui o console. O memory card bundle existe em duas versões. A de 8 GB e sai por 45 euros (R$ 146), enquanto a versão de 16 GB sai por 50 euros (R$ 162). Os dois incluem um voucher para o download de todos os games.
Quem ainda não possui um PS Vita e quer adquirir o pacote pode aproveitar a oferta de 200 euros (R$ 651) para levar o portátil e um memory card, além de um voucher que permite o download de todos os jogos anunciados.
O pacote deve chegar por lá na primavera, que vai de março a maio no hemisfério norte. Por enquanto, a Sony ainda não disse se esse bundle será lançado em outras partes do mundo ou é exclusivo para a Europa.
South Park: The Stick of Truth foi lançado na última semana, recebendo o apoio da crítica especializada e de fãs ao redor do globo por conseguir adaptar o senso de humor politicamente incorreto da série de TV para os games. Só que o título não passou incólume em alguns lugares, que aplicaram uma censura em alguns trechos da campanha.
Matt Stone, um dos criadores de South Park e roteirista do game, comentou sobre o assunto com o jornal The Guardian, afirmando que tudo o que foi censurado entraria sem problemas em algum dos episódios da série de TV.
“Eu fiquei sabendo que na Austrália as coisas funcionam de outra maneira. Eles têm o próprio sistema de classificação, assim como a Europa, então eles analisam e contam o que foi aprovado e o que não foi”, disse Stone.
Ele afirma que a versão “completa” do game foi lançada na América do Norte, mas as edições europeia e australiana contam com algumas barras pretas censurando algumas cenas, mas nada que mude a qualidade do game. Stone ainda diz que se o jogo precisasse ser alterado para chegar às lojas, todos ficariam sabendo para mostrar como a situação é ridícula.
A diferença entre games e outras mídias
Matt Stone comenta como as coisas que aparecem em The Stick of Truth e que foram criticadas pelos órgãos reguladores passariam tranquilamente na série de TV, que ele credita isso ao fato da interatividade dos games.
“Em filmes ou na televisão, você pode trabalhar mais com uma moral mais maleável. Por isso que em video games os inimigos sempre são nazistas, zumbis ou alienígenas, porque você sabe que eles são os vilões”, disse Stone.
South Park: The Stick of Truth já está disponível para PCs, Xbox 360 e PlayStation 3. Para ler a análise que o BJ fez do game, clique aqui.
Já pensou se existisse um jogo que pudesse medir o estresse dos jogadores e mudar a dificuldade e os desafios em tempo real? E se isso realmente existisse? Pois pode parar de imaginar.
Nevermind é um game de terror justamente com essa proposta. Através de um sensor de batimentos cardíacos, o game pode aumentar ou diminuir a dificuldade. Quanto mais estressado estiver o jogador, maiores serão os desafios. O segredo é ter sangue frio e controlar o medo e o estresse para que o game fique mais fácil.
Para completar e deixar tudo ainda mais horripilante, os desenvolvedores estão planejando combinar Nevermind com o Oculus Rift, o dispositivo de realidade virtual. A empresa também já está conversando com a Microsoft para levar o game para o Xbox One e aproveitar o poder do Kinect 2 para aumentar ainda mais a imersão.
A chave é dominar o estresse Segundo os criadores, dominar o estresse em situações virtuais pode ter um efeito positivo na vida real das pessoas, pois serve como uma espécie de “treinamento” para situações reais de estresse.
O projeto apareceu no Kickstarter há algum tempo buscando financiamento para sair do papel, mas não atingiu os seus objetivos até o final da campanha. Entretanto, os criadores afirmam não ter desistido do projeto e vão continuar buscando meios para viabilizar o projeto.
O mais novo trailer de Dark Souls 2, divulgado pela From Software, mostra aos jogadores o prólogo da jornada que vem pela frente. O vídeo apresenta ainda imagens em CGI de Drangleic, o reino em que os eventos de Dark Souls 2 vão acontecer.
Dark Souls 2 está previsto para chegar ao PlayStation 3 e ao Xbox 360 no próximo dia 11 de março. Uma versão para PC também será lançada, mas os jogadores terão que esperar um pouco mais, uma vez que a previsão de disponibilidade é só para o dia 25 de abril.
Para quem está esperando pela versão para PC, aí vai outra notícia: a Bandai Namco divulgou nesta semana a lista que requisitos mínimos e recomendados para a instalação do jogo. Confira abaixo o que será necessário e já se certifique que o seu PC vai rodar liso o título.
Requisitos mínimos:
Sistema operacional: Windows XP SP3, Windows Vista SP2, Windows 7 SP1 ou Windows 8
Processador: AMD Phenom II X2 555 3,2 GHz ou Intel Pentium Core 2 Duo E8500 3,17 GHz
Os fãs da Sony e donos de PlayStation 4 terão um motivo para ficar de olho na palestra da empresa durante a Game Developers Conference 2014. De acordo com informações divulgadas, a companhia conduzirá um bate-papo intitulado “Creating Unique Interactive Experiences with the PlayStation 4” (numa tradução livre, “Criando experiências únicas e interativas com o PlayStation 4”) no evento.
“Essa apresentação vai explorar as capacidades técnicas e características inéditas dos novos dispositivos para PlayStation 4. Vamos falar sobre o controle DualShock 4, a câmera PlayStation Eye, o aplicativo para celular do PlayStation e os novos serviços interativos disponíveis durante as transmissões de partidas. Todos esses acessórios e serviços serão usados em conjunto para criar novas experiências interativas que serão fáceis de gerar e compartilhar com o console”, diz a descrição da apresentação.
O texto também menciona que os desenvolvedores que estiverem na apresentação terão um entendimento melhor sobre como poderão explorar essas características em seus jogos para o console.
A Game Developers Conference 2014 acontecerá de 17 a 21 de março em San Francisco, nos Estados Unidos.
A próxima versão da API gráfica da Microsoft, o DirectX 12, deve ser anunciada oficialmente durante a GDC 2014, no dia 20 de março. O anúncio foi publicado hoje no site da própria Microsoft.
No site da GDC, é possível ver a descrição do evento. A apresentação dos detalhes da nova versão devem ficar por conta de Anuj Gosalia, gerente de desenvolvimento gráfico da Microsoft, que deve liderar a sessão chamada “DirectX: Evoluindo a Plataforma Gráfica da Microsoft.” No site oficial do evento é possível ver uma descrição do que deve ser apresentado.
“Por quase 20 anos, o DirectX vem sendo a plataforma utilizada por desenvolvedores de games para criar os jogos mais rápidos e visualmente impressionantes do planeta. Entretanto, vocês nos pediram mais. Vocês nos pediram para chegar ainda mais perto do metal e para fazer isso em uma variedade inigualável de hardware. Vocês também pediram melhores ferramentas para espremer até a última gota de desempenho do seu PC, tablet, telefone e console. Venha conhecer nossos planos”.
Isso pode indicar que o DirectX 12 deve ser focado, entre outras coisas, em desempenho bruto, por isso a citação “mais perto do metal”. Isso significa que a nova versão da API vai permitir aos desenvolvedores aproveitar mais o hardware com uma linguagem cada vez mais próxima de uma API de baixo nível, tornando os PCs cada vez mais próximos de um console, em termos de desempenho bruto.
O evento também deve trazer novidades para o Direct3D em uma sessão que será apresentada por Max McMullen, líder de desenvolvimento gráfico do Windows. A chamada para o evento é a seguinte:
“Venha entender como as futuras mudanças no Direct3D vão permitir que os games rodem mais rápido que nunca”.
“Nessa sessão, nós vamos discutir as futuras melhorias no Direct3D que permitirão aos desenvolvedores um nível sem precedentes de controle sobre o hardware, reduzindo a sobrecarga sobre a CPU através de um amplo ecossistema de hardware”.
Para completar, a Microsoft também deverá ter diversas sessões para discutir o futuro do DirectX 11. A chamada para o evento exibe quatro empresas, que devem ser os principais parceiros da Microsoft e que possivelmente vão trazer suporte à nova API gráfica: AMD, Intel, NVIDIA e Qualcomm.
Promessa dada e promessa cumprida: o "grande anúncio" que a Ubisoft prometeu realizar na tarde desta quinta-feira revelou a data do aguardado Watch Dogs,conforme relatado aqui no BJ. O game chega no dia 27 de março.
A tarde desta quinta-feira (6) guardou essa surpresa para os fãs da Ubisoft. A empresa havia dito, em mensagem publicada no Facebook, que faria um “grande anúncio” às 14h, horário de Brasília. Dito e feito.
Os palpites que circularam na rede foram desde a data de Watch Dogs até um possível novo Far Cry. O dia de lançamento do aguardado Watch Dogs foi pauta em todos os cantos da internet, mas muitos também cogitaram a possibilidade de algo relacionado a um novo Assassin’s Creed ou até mesmo um Far Cry inédito, algo que pode acontecer em breve.
O que você acha? Essas são realmente as apostas mais certeiras ou a empresa pode ter algo diferente na manga? Deixe a sua opinião no espaço para comentários.
Qualquer jogador de Metal Gear — seja ou não um fã com tapa-olho — já deve ter se perguntado em algum momento: “Afinal, de onde vem essa fixação do Kojima com cobras?”. Bem, além das explicações freudianas e/ou das piadinhas impublicáveis aqui, há, de fato, um motivo para a escolha dos nomes derivados de “Snake” (cobra, em inglês), conforme o próprio criador explicou.
Conforme disse Hideo Kojima via Twitter — enquanto manifestava o desejo de levar Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes para o PC —, “a razão pela qual eu usei Snake como um codinome em Metal Gear é que a cobra é um símbolo apropriado de uma criatura viva que esconde a própria presença e se infiltra sem fazer barulho”, disse o desenvolvedor, provavelmente frustrando quem acredita na influência de “Fuga de Nova York”.
E aí, talvez, venha outra pergunta: “Por que não uma espécie de cobra em particular?”. Para Kojima, porque o nome genérico — “cobra”, simplesmente — ajuda a reforçar o fato de você estar no comando. “A razão pela qual eu optei por não utilizar nomes específicos de cobra, como Anaconda ou Víbora, é que o protagonista é o jogador.”
Solid e os vários clones
Já o “Solid”, ele diz, é para dar a ideia de “algo oposto à impressão de macio”. Isso também explica — ao estilo Kojima — o porquê de Metal Gear ter cobras por todos os lados. “É algo como a cobra que consegue superar a cobra. Então, eu pensei em um clone. A batalha entre o sólido e o líquido. Isso foi Metal Gear Solid.”
Kojima afirma, inclusive, que pensou em um Snake “gasoso” — espécie de consequência inevitável na dança dos estados da matéria. “Obviamente, o próximo seria um ‘gás’, mas Gas Snake seria um humano feito de gás, e esse não seria um nome legal.” Dessa forma, a escolha foi o termo solidus, que se refere a um ponto limite entre o sólido e o líquido. Bem, o resto, como dizem, é história.
Este aspecto não foi mencionado entre as mudanças listadas no changelog oficial, mas a última atualização de sistema do Xbox One, que saiu na metade de fevereiro, trouxe melhorias quanto à performance do controle da plataforma. Pelo menos é o que a Microsoft disse em resposta ao Kotaku.
Justin Hendry, diretor de design do estúdio Respawn — desenvolvedor de Titanfall—,falou há algumas semanas que, após consultar a MS, algumas mudanças seriam feitas no console a fim de aperfeiçoar o desempenho de seu controle. As informações eram de “uma manutenção na entrada de dados” do periférico.
Hendry havia comentado que achava as entradas do controle “um pouco inquietas” e que uma atualização “faria os botões analógicos mais precisos que antes”. Agora, porém, a Microsoft explicou que, entre as várias alterações listadas, o update do mês passado também “aumentou a sensibilidade dos limites externos” dos direcionais analógicos.
Evolução constante O sistema de atualização de firmware em consoles é algo relativamente novo, visto que plataformas domésticas já são comercializadas há mais de 40 anos. No entanto, desde que video games passaram a se conectar à rede, é provavelmente a primeira vez que uma alteração expressiva relacionada ao desempenho do controlador é feita.
Vamos aguardar o lançamento de Titanfall para ter certeza de que o update gerou de fato melhoramentos significativos. O jogo sai dia 11 de março para PC e Xbox One, com disponibilização também para Xbox 360 em 25 de março.
A 505 Games anunciou a data de lançamento de Sniper Elite 3. A versão para PC do game estará disponível mundialmente a partir do dia 27 de junho de 2014, já as mídias físicas para os consoles Xbox One, Xbox 360, PlayStation 4 e PlayStation 3 poderão ser compradas na Europa no mesmo dia. O lançamento nos Estados Unidos acontece apenas no dia primeiro de julho; todavia, já é possível comprar o game na pré-venda de grandes lojas locais.
Quem comprar Sniper Elite 3 antecipadamente ganha o acesso à missão exclusiva “Target Hitler: Hunt The Grey Wolf”. Nela, o jogador fica encarregado de vasculhar uma cidade da África do Norte em busca de Hitler para matá-lo, devendo apenas tomar cuidado para não pegar o seu dublê por engano.
Aqueles que optarem pela edição de colecionador para Xbox One ou PlayStation 4 receberão vários brindes junto ao game: uma caixa de munição feita em estanho, três DLCs exclusivos de armas e munições, cartas colecionáveis, um alvo para atirar com rifle de precisão, chapas de identificação e uma caneta laser em formato de munição.
A internet é um campo vasto para que rumores e boatos se proliferem rapidamente, e se isso pode servir para coisas ruins, também pode aquecer o coração de gamers ansiosos por novos títulos de suas franquias favoritas. Esse é o caso da vez, pois trata de uma imagem que começou a circular na web e que indicaria um provável novo Silent Hill.
O “novo” título seria Silent Hill: Otherworld e a imagem coloca o dia 26 de setembro como a sua futura data de lançamento. Ainda segundo os rumores, o game teria versões para Xbox 360, PS3, Xbox One e PS4.
Porém, voltando um pouco à realidade, vale lembrar que a Konami não se manifestou sobre o tema, o que reforça a ideia de que seja falso. Além disso, não há nem mesmo uma “fonte” exata de onde veio a imagem. O site Gamereactor ressalta também o fato da logo do “novo” Silent Hill ser bastante semelhante à de Silent Hill: Downpur, o que deve esfriar ainda mais o boato.
No Reddit, vários usuários levantam suspeitas quanto à veracidade do rumor, especialmente por uma data de lançamento específica com tanto tempo de antecedência, algo pouco comum para grandes títulos.
De qualquer forma, não custa nada ficar de olhos nas próximas novidades anunciadas pela Konami em seus canais oficiais, como site e Twitter.
A Microsoft tem realmente se esforçado nos últimos anos para descontar o tempo perdido a partir do lançamento do iOS e Android. A maior iniciativa da empresa na área é obviamente o Windows Phone, mas a companhia quer entrar no campo de jogo dos adversários para crescer.
Ao que parece, a próxima jogada é levar a Xbox Live para o Android e iOS, a fim de competir com o Google Play Games e o Game Center. Assim, jogadores poderiam sincronizar informações de jogos, guardar conquistas e encontrar amigos pelo componente que seria leve e simples o suficiente para ser integrado a qualquer game mobile da atualidade.
As primeiras informações sobre isso surgiram em uma proposta de emprego que a Microsoft divulgou em seu site recentemente. “Nós vamos criar uma framework moderna, open source, leve, expansível e escalável para diversas plataformas, incluindo Windows Store, Windows Phone, iOS e Android”, explica a postagem da empresa. Fora isso, acredita-se que poderá haver uma integração mais profunda entre smartphones e tablets com os consoles da Microsoft, uma vez que a Xbox Live permite jogar online com várias pessoas, entre outras funcionalidades.
Não há detalhes de como ou quando isso possa acontecer, mas a empresa parece já ter começado a contratar desenvolvedores para trabalhar nesse projeto específico que pretende ser uma alternativa mais abrangente ao Google Play Games e o Game Center.
A Sony anunciou nesta quinta-feira (06) que Jack Tretton não será mais presidente da Sony América, a divisão estadunidense da empresa japonesa, a partir do próximo dia 31 de março. No dia seguinte, quem assume o lugar de Tretton é Shawn Layden, que foi vice-presidente executivo da Sony Network Entertainment International.
Em comunicado à imprensa, a Sony revelou que a mudança se dá de comum acordo entre a companhia e o agora ex-presidente. “Este é o resultado de um acordo mútuo entre o sr. Tretton e a SCEA [Sony Computer Entertainment America] para não renovar a sua relação contratual”, informa o texto.
E, ao que tudo indica, Tretton está não só deixando a presidência da Sony América, mas também a companhia. “Trabalhar na SCEA durante 19 anos foi uma das experiências mais recompensadoras da minha carreira”, relatou o executivo em um comunicado. Ele estava na Sony desde 1995 e ocupava o posto de presidente da divisão norte-americana desde 2006.
Se você era um dos que apostaram que The Last of Us chegaria aos cinemas, pode começar a cobrar àqueles que apostaram contra. Isso porque foi confirmada na tarde de hoje a notícia de que o game da Naughty Dog chegará à telona pelas mãos da Sony em parceria com a Screen Gems e também com a própria desenvolvedora do jogo.
A produção fica a cargo de um grupo composto por Sam Raimi (diretor de “Homem-Aranha” e “Uma noite alucinante: A Morte do Demônio”), os chefões da Naughty Dog Evan Wells e Christophe Balestra, e os diretores de The Last of Us Neil Druckmann e Bruce Staley.
The Last of Us já aparece listado no site Dealine, especializado em notícias de Hollywood. Em sua descrição, lê-se o seguinte:
“O fortalecido sobrevivente Joel se junta à jovem e capaz companheira Ellie em uma jornada por um mundo radicalmente transformado, cerca de 20 anos depois de uma pandemia infecciona destruiu a humanidade. O jogo ganhou inúmeros prêmios e foi sucesso de vendas desde seu lançamento no último verão.”
Ainda não há data de lançamento nem mesmo maiores detalhes sobre roteiro e direção do filme. E aí, você quer ver The Last of Us no cinema?
Muitos já estão em contagem regressiva para o lançamento de Titanfall, agendado para o próximo dia 11, terça-feira que vem. O Xbox One está sequinho esperando a chegada do shooter. Mas os que desejarem ter a versão física na prateleira terão de esperar 17 dias após a referida data, pois o game chegará em terras tupiniquins só no dia 27/03, confirmou a Microsoft ao BJ.
O valor praticado não foi divulgado pela companhia – quem faz a distribuição é o grupo Warner, que cuida da EA –, mas a maior parte do varejo nacional lista o game pela bagatela de R$ 250 na versão de Xbox One.
O game digital, por outro lado, estará disponível na Xbox LIVE brasileira no dia 11, junto com o lançamento nos EUA. O preço dessa versão ainda não foi confirmado pela Microsoft. Os lançamentos da LIVE nacional têm chegado aqui a R$ 200, mas, por enquanto, não é seguro estimar um valor para Titanfall, dado que as lojas especializadas e sites listam o game por R$ 250. Consultamos o Submarino, o Extra e o Ponto Frio.
A releitura de um dos maiores ícones da década de 1990 parece que realmente foi oportuna. Lançado há exatamente um ano, num março de 2013 em entressafra, Tomb Raider somou, até hoje, a impressionante marca de 6 milhões de cópias comercializadas em escala mundial, de acordo com dados divulgados pela Eidos.
Na verdade, o número será alcançado “até o final deste mês”, revelou Darrell Gallagher, chefão do estúdio. “Com o contínuo trabalho comercial e o fato de as pessoas falarem bem sobre o jogo umas para as outras, é ótimo ver Tomb Raider num caminho para se tornar um dos títulos mais vendidos na história da franquia”, ressaltou o executivo.
Sequência em desenvolvimento
Gallagher aproveitou para dar um pitaco sobre a trama do game, que acabou de receber uma versão para PS4 e Xbox One em sua Definitive Edition. “Assim como toda grande aventura, a história continua após o seu lançamento. É muito bom olhar para trás, para os últimos 12 meses, e compartilhar algumas das conquistas das quais estamos orgulhosos. Mal podemos esperar para continuar nossas aventuras com Lara na sequência que está em desenvolvimento na Crystal Dynamics”, endossou.
Não basta investir em um bom PC gamer, é preciso também ficar atento à mesa em que ele vai ficar. Ela deve ser firme, estar posicionada em uma altura adequada para você passar horas na frente do computador e, se possível, deve ter um visual bonito e que combine com a decoração do seu quarto. Mas e se a mesa fosse o próprio PC?
Essa ideia simples, mas genial foi transformada em protótipo por Lian Li. O PC gamer em formato de mesa atende pelo nome de DK01. A maior parte da peça foi construída em alumínio e conta com baias modulares para HDs. O projeto ainda não foi finalizado, pois o autor aos poucos está incluindo novidades em sua mesa gamer.
Que tal? Você gostaria de ter uma mesa dessas em sua casa?
Os famosos “caçadores de troféus” dos consoles da família PlayStation sempre almejam obter a platina, premiação máxima dentro de um jogo. Um deles, conhecido como blackangel887462, decidiu fazer algo diferente para comemorar o seu 500º prêmio do tipo: reproduzir uma réplica do item.
Não, você não leu errado. O jogador, que se chama Ronny e mora na Alemanha, realmente criou um troféu de platina. Duas companhias trabalharam para que o projeto ganhasse vida: uma criou as três peças que serviram de base para ele, enquanto a outra investiu mais alguns meses montando e melhorando o material.
Até que ficou bonito, mas alguém tem dúvidas de que ele deve ter investido muita grana para criar essa peça?
A qualidade gráfica da nova geração de consoles é um dos aspectos mais adorados pela comunidade gamer. E, conforme já mencionado pela desenvolvedora Ready at Dawn, um dos pontos mais interessantes de The Order: 1886 para o PlayStation 4 são os gráficos, que permanecem iguais durante as cenas de animação e gameplay. Mas que tipo de tecnologia está por trás deste recurso?
Em série de mensagens publicadas via Twitter e também em entrevista ao portal Dualshockers, Matt Pettineo, um dos programadores do motor gráfico usado pela Ready at Dawn, explica como o nível de realismo em The Order: 1886 foi alcançado. Texturas de materiais e sombras foram alguns dos detalhes de maior destaque comentados pelo desenvolvedor.
Sombras
A técnica usada pelo estúdio inspira-se em estudos realizados pela Intel Tech (detalhes acerca da pesquisa podem ser consultados aqui). Por meio de uma distribuição simples de sombras pelo mapa através de uma variação exponencial, os raios agora são exibidos de forma mais sutil. A aplicação desta ferramenta proporciona um resultado melhor do que os obtidos originalmente a partir da tradicional técnica de “Z-partitioning”. O tempo gasto durante o desenvolvimento também mostra-se menor; esta técnica garante ainda uso eficaz de memória por parte do console.
Reflexão de luz e materiais
O modelo de microfacet GGX faz com que a reflexão de luz se distribua sobre superfícies de uma forma realista. Para a pele, um shader pré-integrado calcula o sombreamento com base em perfis também definidos pelo SSS. “Usamos o GGX para a maioria dos materiais. Para a pele, usamos o sistema pré-integrado SSS”, explica Pettineo.
Este é o limite do poder gráfico do PS4? A Ready at Dawn tem sido confrontada pela seguinte pergunta: a excelência gráfica de The Order: 1886 estaria testando o limite do PlayStation 4? De acordo com Andrea Pessino, chefe de tecnologia da desenvolvedora, tudo está “apenas começando”. Ao desmentir em poucas palavras o ingênuo rumor, Pessino negou veementemente também que o novo IP da Sony Santa Monica foi cancelado. “Falso, ridículo e ultrajante a todos os envolvidos”, disse a executiva.
A narrativa de The Order: 1886 baseia-se em uma guerra travada por uma ordem de cavaleiros durante o século 19. Não há ainda uma data exata para o lançamento deste ousado e promissor jogo (exclusivo para o PS4). Sabe-se, porém, que o terceiro trimestre deste ano deverá se mostrar agitado a todos que aguardam pronunciamentos oficiais por parte da Sony (veja mais aqui).
Sumidos do mapa há algum tempo, The Division e The Crew foram mencionados novamente pela Ubisoft em um documento com datas de lançamento. A informação é do site VG24/7.
De acordo com o documento em questão, ambos os jogos serão lançados ainda em 2014, mas não tiveram suas datas exatas divulgadas. Caso isso não ocorra normalmente ao longo dos próximos meses, o palpite mais certeiro é que elas sejam reveladas durante a E3 2014, que acontecerá de 10 a 12 de junho.
Também foram divulgadas duas imagens inéditas de The Division, que você confere na abertura desta notícia.
Tanto The Crew quanto The Division estão em desenvolvimento para PC, PlayStation 4 e Xbox One.
Microsoft e Sony ainda não deram indicativos de queda de preço no Xbox 360 e no PS3, mas isso não significa que a baixa não vá acontecer. Durante a conferência Morgan Stanley Technology, Media & Technology, realizada na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos, o chefe de finanças da EA, Blake Jorgensen, falou para os investidores não ficarem ansiosos por uma queda de preço nos dois consoles.
“Em algum momento esses preços vão cair, o que deve ampliar um pouco o mercado para os softwares voltados para os consoles da geração passada”, destacou. “Eu acredito que provavelmente no final de 2014 ou depois do próximo Natal isso pode até acontecer. Eles não compartilharam conosco seus planos com relação a isso, mas não vai acontecer logo”, completou Jorgensen.
Apesar do lançamento do Xbox One e do PS4, os consoles antigos seguem com bons números de vendas. Indo mais além, o PS2, por exemplo, teve o fim de sua fabricação decretado somente em 2013, o que prova que Xbox 360 e PS3 certamente ainda têm muita lenha para queimar pela frente.
Bugs, problemas de conexão e até mesmo a existência de uma ação judicial coletiva contra a EA parecem não ter intimidado a companhia, desenvolvedora de Battlefield 4. De acordo com Blake Jorgensen, chefe dos escritórios financeiros da Electronic Arts, os problemas presentes no jogo não devem prejudicar o legado da franquia. “Não notamos nenhum dano à marca devido às falhas. Estamos concentrados claramente em protegê-la”, afirmou o executivo.
Durante discurso feito em São Francisco nesta semana, Jorgensen justificou a existência dos problemas nas versões de BF4 às custas da “complexidade” do jogo. E parece, dessa forma, que a intenção da EA Digital Illusions CE (DICE) parece ser trabalhar com um tipo de sistema de compensação: “estamos sempre tentando oferecer conteúdo aos consumidores capaz de fazê-los voltar à jogatina, e isso tem funcionado bem. Acho que a nossa proposta é garantir bons gameplays para nossos gamers”, comentou. DLC Naval Strike será lançado ainda neste mês
E oferecer à comunidade gamer expansões a Battlefield 4 parece ser de fato a válvula de escape adotada pela DICE. Então prepare-se: o modo Carrier Assault, inspirado em Batlefield 2142, deverá ser a principal proposta trazida pelo futuro DLC prometido pela desenvolvedora (novos mapas deverão também acompanhar o pacote).
“Há duas formas de se destruir o comboio inimigo: ou se controla o mapa totalmente um o transporte é atacado por infantaria. Assim, cada rodada será dividida em duas etapas: primeiramente, começa-se pelo controle de mapa. Por fim, um ataque é feito”, diz a descrição do próximo pacote para Battlefield 4, que deverá ser lançado ainda neste mês primeiramente a membros Premium do game.
InFamous: Second Son ainda não chegou às lojas, mas já pode ser considerado um game de sucesso. Segundo Josh Walker, gerente de produto da divisão da Sony Computer Entertainment para o Reino Unido, as reservas do game já superaram as de The Last of Us.
“Temos grandes ambições para InFamous: Second Son e estamos felizes pela quantidade de reservas, que já está excedendo o que foi visto para The Last of Us neste período mais próximo do lançamento”, explicou Walker.
Outra informação dada é que o título não terá uma demonstração antes do lançamento, agendado para 21 de março.
Extras e poderes
E a batelada de informações sobre InFamous: Second Son ainda não terminou. Falando ao site PSSite.com, Nate Fox, diretor do game, disse que alguns extras já estão nos planos da equipe de desenvolvimento.
“No momento nós estamos trabalhando em novos conteúdos para InFamous: Second Son, que estarão disponíveis nos próximos meses”, comentou Fox.
Um destes extras já foi revelado, Cole’s Legacy. Distribuído gratuitamente para aqueles que fizeram a reserva da edição especial do jogo, ele traz algumas missões que explicam os acontecimentos que se seguiram após a conclusão de InFamous 2.
Outro dado importante é que em Second Son foi adicionado um botão intitulado Karmic Actions (triângulo). Com ele, Delsin pode usar poderes que vão além de fumaça e neon, adicionando aí um pouco de estratégia aos eventos. Um exemplo dado é que numa determinada situação o protagonista pode usar um tiro de fumaça para restringir a movimentação do inimigo, preenchendo uma das seis barras que o personagem possui. Ao completá-la, é possível ativar o movimento Karma Bomb.
Mais poderes e decisões
Por falar em poderes, este site, que está associado ao game, divulgou um material que dá algumas pistas de outras habilidades que Delsin pode ter à sua disposição durante a jornada em InFamous: Second Son.
“Até o momento, proteínas condutoras de eletricidade, arame, vidro, papel, sombra e magnetismo já foram descobertas, tocando levemente a superfície das várias classificações de condutores”, diz o texto.
Também foi dito que a campanha do jogo durará entre 10 e 12 horas (apenas para a história principal). Houve ainda a menção de que existem vários elementos destrutíveis permanentemente no cenário, e que o título deveria ter sido um jogo de lançamento do PlaySation 4, mas a Sucker Punch não estava preparada para disponibilizá-lo.
Por fim, a produtora informou que, como nos outros games, Delsin pode seguir tanto por um lado mais “bom moço” quanto por um caminho de destruição. A Sucker Punch quer que o jogador passe por ambos – dessa forma, será possível aproveitar todas as vertentes pensadas para o game.
Você se considera um consumidor de perfil moderno ou tradicionalista? Independentemente da sua preferência, esse incrível fone da Datel tem um ingrediente especial para adornar suas músicas, ainda mais se você for fã do Mario(ou do universo geek em geral): trata-se de um fone de ouvido que é uma “réplica” do clássico Nintendinho, ou NES, ou Famicom no Japão, console da companhia lançado no final da década de 1980 e responsável por trazer ao mundo diversas das franquias que conhecemos hoje.
O produto da Datel foi batizado de "Retro 2 Com Earphone Mic". Exatamente: o "mic" se refere a um microfone que vem embutido no controlador de volume, cujo formato é totalmente tematizado de maneira idêntica ao joystick do Nintendinho. O refinado design conta com uma porção dourada em aço escovado e outra em vermelho "crimson", tons de cores que já enfeitaram o controle original do console. O microfone está alocado bem na parte central do controlador.
O kit do fone acompanha também um cabo extensor retrátil que conta com os mesmos tons em dourado e vermelho. Ele tem alcance de até 1,2 metro.
Curtiu o Retro 2 com Earphone Mic? Ele está à venda somente no Japão por enquanto.Clique aqui para ser redirecionado à loja da Amazon asiática. Mas não espere entender a descrição... A menos que você domine o idioma japonês.
A Microsoft liberou nesta sexta-feira (7) um vídeo em que mostra como funciona o streaming para o Twitch no Xbox One. Em pouco mais de três minutos é possível descobrir o passo a passo para disponibilizar o conteúdo para os seus amigos, bem como quais são as configurações necessárias para que esse processo funcione corretamente.
O site Major Nelson publicou ainda um passo a passo de como utilizar o novo recurso. Em linhas gerais, é basicamente isso que você terá que fazer para transmitir a sua jogatina:
No Xbox One, baixe o aplicativo do Twitch;
Em seguida, você pode personalizar a sua conta via Kinect;
No seu perfil, configure a transmissão para “online”;
Em “Settings”, na guia “Privacy and Online Safety”, veja se a opção “See if you’re online” está ajustada para “Everyone” e se “Broadcast gameplay” está configurado em “Allow”;
Também em “Privacy and Online Safety”, verifique se a opção “Share content made using Kinect” está marcada como “Allow”;
Na guia “Preference” marque “Allow broadcasts and Game DVR Uploads”;
Na guia “Kinect” marque “Kinect on” e inclua o áudio do seu Kinect na transmissão marcando “Use Kinect microfone for chat”.
Próximo do lançamento do aguardado game inFamous: Second Son, a Sony anunciou um novo headset para acompanhar a sua famosa franquia. Divulgado através do canal oficial da companhia no YouTube – sonyplaystation –, o vídeo mostra a beleza do Wireless Stereo Headset 2.0 desenvolvido para o PlayStation 4.
O headset é compatível com jogos e filmes 7.1, possui opções customizáveis de áudio, além de contar com um microfone antirruído para melhorar a comunicação durante a jogatina. Cá entre nós, esse fone poderia vir com o console no lugar do acessório meia-boca presente no bundle atual, não é mesmo? Não custa sonhar!
O fone pertence ao mesmo modelo que já está sendo comercializado no site Amazonpor US$ 148,99 (cerca de R$ 345 na conversão atual), com suporte para Windows, Mac, PSP, Vita e PlayStation 3 e PlayStation 4.
O lançamento mais aguardado pelos donos do atual console da Sony apresentou um novo trailer. Dessa vez, a franquia recebeu um vídeo que parece mais ser um longa-metragem de Hollywood baseado em super-heróis do que o trailer de um jogo.
No vídeo, o protagonista Delsin Rowe demonstra uma de suas habilidades sobrenaturais que é capaz de exterminar centenas de inimigos ao mesmo tempo. Vale lembrar que o terceiro jogo da franquia não terá uma versão de demonstraçãoantes do lançamento e que o número de reservas do game já superou o do épico The Last of Us.
Coincidência ou não, o live action de Second Son chegou praticamente junto com o novo comercial de Titanfall. Definitivamente o mês de março vai ser de muitas horas de jogatina, tanto para os gamers de PlayStation 4 com seus superpoderes quanto para os jogadores de Xbox One e seus titãs. InFamous: Second Son deve aparecer no atual console da Sony no dia 21 de março. Finalmente.
A novidade agora, de acordo com o site Deadline, é que já se sabe quem será o responsável pelo roteiro do filme: Neil Druckmann, que atuou como diretor de criação no game da Naughty Dog. Bruce Straley, diretor do jogo, também participará do projeto, adicionando a sua visão criativa à trama.
As companhias Ghost House, de propriedade de Sam Raimi, e Screen Gems, responsável pelo filme “Resident Evil: Recomeço”, também estão envolvidas no projeto. A equipe ainda não revelou mais detalhes sobre os rumos da história na tela do cinema e o filme não tem uma data oficial para chegar aos cinemas.
Mesmo antes da conclusão do roteiro do filme, a equipe já deve começar a buscar um diretor para a produção. Somente depois que ele estiver definido é que o Naughty Dog deve se voltar para a escalação do elenco. Alguma sugestão sobre quem poderia ser o diretor ou os atores envolvidos no projeto?
Grand Theft Auto V surpreendeu a todos ao introduzir uma campanha bastante interessante com três personagens controláveis. Um dos pontos interessantes do game, no entanto, é o número de possibilidades que ele oferece fora do jogo principal, como as incríveis (e aparentemente impossíveis) manobras presentes no vídeo acima, do canal Achievement Hunter. O vídeo pode parecer longo, mas ver as façanhas realizadas pelo grupo certamente vale a pena.
Uma das maiores “lendas” do universo mobile está regressando. Não que um dia ela tenha ido embora, mas talvez dado uma esfriadinha. Estamos falando de Angry Birds,sucesso absoluto da Rovio em todas as plataformas para as quais foi lançado. A desenvolvedora aparentemente quer dar novo fôlego à franquia. É o que aponta o teaser acima, o qual, em menos de 30 segundos, deixa todos os nossos olhos com brilho de ansiedade.
Assim como qualquer outro teaser, o vídeo não mostra muita coisa: apenas um dos pássaros trajado numa armadura medieval. A ave parece estar nervosa! Logo após ser lançada pelo capacete da roupa, os dizeres finais revelam que o game primeiramente chegará ao Canadá e à Austrália, com os outros países recebendo o jogo “na sequência”.
A Rovio classifica seu próximo lançamento como “o mais épico da história”. Será que as risadinhas insanas dos personagens foram parar na Idade Média?
Quando a Warner Bros anunciou que a Rocksteady Studios produziria o jogoBatman: Arkham Asylum, muitas pessoas não sentiram muita esperança. O Homem-Morcego havia estrelado alguns games que estavam longe de serem dignos do personagem.
Alguns anos se passaram desde então e temos a consciência de que Arkham Asylum e sua sequência, Batman: Arkham City, são dois dos melhores jogos de super-heróis de todos os tempos. A Rocksteady parecia ter dado um tempo da sombria Gotham City, deixando para o estúdio Warner Bros Montreal a oportunidade de criar Batman: Arkham Origins.
O jogo que contava a história dos primeiros anos de Bruce Wayne como Homem-Morcego não foi tão bem-recebido como os seus antecessores, mas, agora, a Rocksteady volta para fechar a sua trilogia Arkham com Batman: Arkham Knight.
Em uma extensa reportagem da revista Game Informer, os produtores do novo game deram os primeiros detalhes deste que deve ser o último capítulo da saga de Batman pelas mãos da Rocksteady.
A origem do game
Quando a Rocksteady estava dando seus toques finais em Batman: Arkham City, seus produtores começaram a pensar qual seria o próximo passo para a saga Arkham. A primeira coisa que foi decidida é que o game deveria ser completamente produzido para a próxima geração de consoles. Dessa forma, os desenvolvedores poderiam realmente aproveitar as possibilidades do futuro sem precisar se preocupar com possíveis limitações.
Em seguida, a Rocksteady foi até a Warner Bros para tentar vender a ideia do novo game, sendo aceita quase que no mesmo momento. Só que existiam alguns problemas: o título demoraria aproximadamente três anos para ficar pronto e ele custaria muito dinheiro.
A Warner ainda acreditava no potencial do jogo, liberando a Rocksteady para “fazer sua mágica”, mas reclamou que a janela entre Arkham City e o seu sucessor era muito grande. O estúdio liberou o código dos games para WB Montreal poder produzir Batman: Arkham Origins, dando suporte sempre que necessário, mas sem supervisionar o projeto.
Enquanto isso, os desenvolvedores começaram a trabalhar com tecnologias usadas no Xbox One e PlayStation 4 e as possibilidades que elas proporcionavam. E assim o projeto foi tocado quase que em segredo durante um bom tempo.
A ideia dos desenvolvedores da Rocksteady era mostrar uma evolução da mecânica e de tudo que fora apresentada em Arkham City, mais ou menos como aconteceu entre ele e seu antecessor, Batman: Arkham Asylum. Assim nasceu Batman: Arkham Knight.
Uma Gotham para você explorar
Uma das primeiras decisões da Rocksteady em relação a Arkham Knight foi que o cenário pelo qual o Homem-Morcego sairia “estancando todo mundo na porrada” fosse maior e mais envolvente que o visto em Arkham City.
Por isso, o estúdio resolveu levar a história para as ruas de uma Gotham City evacuada, o que dá maior liberdade e segurança ao jogador para que ele saia pelas ruas enfrentando a bandidagem. De acordo com os desenvolvedores do game, as partes disponíveis da cidade, basicamente a sua parte central, serão divididas em três ilhas e devem ser cinco vezes maiores do que o mapa de Arkham City.
Utilizando todo o poder da nova geração, Arkham Knight deve contar com gráficos detalhados e texturas em altíssima resolução. De acordo com a Game Informer, o título pode ser o sandbox mais bonito até o presente momento.
Tentando fugir do clima claustrofóbico de Arkham City, em que os prédios eram todos muito próximos uns dos outros, a Rocksteady resolveu criar um espaço grande o suficiente para que o Batman possa planar por entre as construções de Gotham City. Outra mudança visível é a que os prédios estão mais altos que antes.
Toda essa mudança no cenário e ruas de Gotham City tem um motivo: a evolução da mecânica da série Arkham. Desde os combates, que parecem estar mais fluidos do que nunca, até melhorias em equipamentos e na maneira como você se comunica com a cidade que o cerca.
Durante a reportagem, jornalistas da Game Informer contam que é possível se jogar do topo de um prédio, alcançar uma boa velocidade, usar seu gancho, que dá uma direção para onde você deseja ir. Feito isso, basta planar e seguir sem dificuldade por entre os prédios da sombria metrópole.
Outro elemento que ajudou bastante na hora de fazer o pessoal da Rocksteady repensar as ruas de Gotham City atende pelo nome de “Batmóvel”.
Um carro absurdo para chamar de seu Desde Arkham Asylum, vemos o Batman andar com o seu possante Batmóvel, mas nunca tivemos a oportunidade de controlar o veículo pelas ruas de Gotham City. Pensando na evolução em relação aos jogos anteriores, a Rocksteady resolveu criar o Batmóvel mais impressionante já colocado em um game ou filme.
Por estar em uma Gotham City evacuada, você tem ruas livres para dirigir o potente veículo, que pode pular, soltar boosts de velocidade, e é considerado praticamente indestrutível. Uma prova disso é a sua possibilidade de destruir árvores, cantos de prédios, e tudo mais o que aparecer no seu caminho.
A Rocksteady preferiu criar um carro crível o suficiente para o universo apresentado em Arkham Asylum e que foi expandido em Arkham City. Obviamente, o veículo contará com alguns truques dignos das histórias em quadrinhos, como a possibilidade de acompanhar o Batman por onde ele esteja.
Isso significa que você não precisa ficar procurando o Batmóvel para conseguir entrar nele, sendo possível apenas chamá-lo com um botão e ver o carro chegar destruindo até chegar ao herói.
Por ser o único veículo disponível para dirigir, o novo Batmóvel foi projetado para proporcionar uma experiência única e completa, que aliada ao combate e à exploração a pé podem fazer de Batman: Arkham Knight o game definitivo do Homem-Morcego.
Para ter uma ideia do nível de detalhes e processamento necessário para criar o Batmóvel, a Rocksteady revelou que somente o veículo poderia preencher um disco inteiro do Xbox 360.
Tudo amarrado com uma história digna do Homem-Morcego Apesar de serem ótimos jogos de ação, a série Arkham se destaca por ter uma trama excelente e que envolve diversos personagens do universo do Batman, culminando em um final bombástico e emocionante em Batman: Arkham City.
A Rocksteady resolveu assumir a bronca de bolar uma continuação à altura do último game e parece ter conseguido. Em Arkham Knight, o jogador encontra Gotham City um ano após os acontecimentos de AC.
Sem o Coringa, a cidade parece ter encontrado um período de calmaria. Os índices de criminalidade diminuíram e as pessoas começam a andar pelas ruas se sentindo mais seguras. Mesmo assim, o Batman continua patrulhando a cidade e desenvolvendo equipamentos para a luta contra o crime, já que algo não parece certo. E realmente não está.
Na época em que o bobo, o palhaço, o Joker, estava nas ruas, seus planos eram tão caóticos que faziam com que todos os vilões de Gotham City tivessem problemas uns com os outros, começando pequenos conflitos entre as gangues. Isso dava ao Batman uma vantagem na hora de combater cada um deles. Agora, sem o seu arqui-inimigo para bagunçar tudo, o Batman vê os seus oponentes criarem uma aliança.
Uma aliança formada pelos já confirmados Duas-Caras, Harley Quinn, Pinguim, Espantalho e Charada, e que tem um único objetivo: matar o Batman. O grande plano é limpar Gotham City, ameaçando a população com bombas espalhadas pela cidade, que se tornam o motivo pelo qual a metrópole é evacuada.
Você deve eliminar cada uma das ameaças, podendo cair em uma armadilha em que você se fica vulnerável o suficiente para receber o golpe fatal de um novo vilão.
De acordo com a Rocksteady, o título “Arkham Knight” se refere a um vilão criado especialmente para o game, em parceria com o roteirista da DC Comics Geoff Johns. Conforme informações dos desenvolvedores do jogo, apesar de ser um personagem que não apareceu até o momento nos games, o novo vilão conseguirá agir em pé de igualdade com o Batman, se tornando o adversário ideal para o Homem-Morcego.
O fim de tudo? Desde o seu anúncio, Batman: Arkham Knight foi apresentado como o capítulo final da trilogia Arkham (o que ignora o lançamento de Arkham Origins). De acordo com os desenvolvedores da Rocksteady, o estúdio já conta com um projeto ainda não confirmado completamente fora do universo do Batman, mas este último game do Homem Morcego é uma maneira de agradecer o personagem por ter sido o responsável por colocar a empresa no mapa.
O fato de Arkham Knight ser o último game do Batman feito pela Rocksteady não significa que teremos um final definitivo para Bruce Wayne, como ele morrendo ou se aposentando da luta contra o crime. Isso apenas o tempo nos dirá.
Outros games que se passam dentro do mesmo universo, como Arkham Origins, ainda devem ser produzidos pela Warner Bros, mas a trilogia que deu início a tudo já tem data para ser fechada e, possivelmente, entrar para os anais da indústria de games.
Batman: Arkham Knight será lançado para PlayStation 4, Xbox One e PCs no dia 14 de outubro.