Até o momento, Castlevania: Lords of Shadow 2 recebeu uma dose bastante desanimadora de avaliações por parte da mídia especializada, sobretudo no que se refere à impressão de uma enorme colcha de retalhos formadas por partes decentes... E outras nem tanto assim. Bem, mas parece que o buraco é mais embaixo, conforme fez questão de expor um desenvolvedor anônimo da Mercury Steam.
Sem papas na língua, o sujeito atribuiu o resultado “medíocre” alcançado com Lords of Shadow 2 ao diretor Enric Álvarez, o qual foi referenciado, em depoimento no fórum Meristation, como um homem “mau” e “com sérios problemas”.
“Nós sabemos que isso é um monte de merda”
Durante o depoimento — bastante inflamado —, o desenvolvedor afirma que não apenas ele, mas praticamente toda a equipe por trás de Castlevania: Lords of Shadow tinham plena noção dos rumos que o projeto era forçado a tomar.
“A grande maioria do time sabe que nós fizemos uma verdadeira merda que não tem nada a ver com os valores de qualidade e produção do primeiro título”, ele disse, acrescentando que “ninguém ficou surpreso com as avaliações negativas que nós recebemos”.
Para o desenvolvedor anônimo da Mercury Steam, não faltaram adjetivos para ressaltar que o culpado-mor pelo que chamou de “monte de merda” de Lords of Shadow 2 não pode ser outro que não o diretor do game, Enric Álvarez. “Foi ele que liderou um desenvolvimento fragmentado baseado em seus próprios critérios, subjugando completamente os programadores, designers e artistas.”
“Álvarez é um sujeito perverso com um ego enorme”
Ele continua: “Apesar da sua boa aparência para a imprensa, que normalmente o considera como algum tipo de ‘visionário’ criativo ao estilo de David Cage e [Peter] Molyneux, esse cara tem sérios problemas. Ele é um sujeito maldoso e perverso e, desde o ‘sucesso de Lords of Shadow 1’, seu ego cresceu ao ponto de nem mesmo dizer ‘Olá’ quando você o encontra nos corredores”.
Uma empresa dirigida por “crianças de 10 anos”
Mas o desabafo do desenvolvedor anônimo vai além do diretor. Segundo ele, a Mercury Steam tem uma estrutura interna “arcaica”, com diretores que “não tem nenhuma habilidade para tocar um estúdio”.
E isso passa pelo motor de jogo de LoS 2. “A engine proprietária do estúdio (que tem muitas falhas) foi codificada por apenas dois sujeitos, sendo um deles fundador da companhia e confidente de Enric. O acesso ao código, para que novos programadores pudessem atualizá-lo ou renová-lo, foi completamente negado, com as coisas ainda sendo feitas ao estilo de crianças de 10 anos de idade.”
O futuro da Mercury Steam nas mãos da Konami
Ainda de acordo com o desenvolvedor, desde que o projeto de Lords of Shadow 2 teve início a Mercury Steam já demitiu 35 funcionários, com mais demissões em vista. “As expectativas relacionadas ao nosso futuro são bastante ruins”, disse ele, lembrando que o resultado obtido com o segundo título acabou desagradando seriamente a Konami.
Por fim, o desabafo termina com uma ode aos funcionários da Mercury Steam. “Há tanta paixão e talento aqui, mais do que eu já tenha visto em qualquer outro lugar, mas tudo é completamente reprimido.
Castlevania: Lords of Shadow 2 foi lançado no dia 28 de fevereiro para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. Não deixe de conferir a análise completa do BJ — aproveitando para deixar também a sua opinião sobre o game.
Fonte BJ
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