Microsoft dá detalhes da política de privacidade para o uso do Kinect
Com o Xbox One, um novo e evoluído Kinect 2.0 promete melhorar a experiência dos jogos que usam sua tecnologia, porém há algum tempo foram levantadas questões sobre a privacidade no uso do Kinect. A suspeita dos jogadores era a de que as informações recolhidas pelo Kinect fossem usadas para outros propósitos. O que suscitou essa suspeita foi, inicialmente, a notícia de que o novo Kinect não poderia ser desligado, assim, ficaríamos 24h vulneráveis a sua “espionagem”.
Ontem a Microsoft atualizou em seu site as informações sobre a política de privacidade do uso do Kinect. Segundo a Microsoft, o Kinect somente usará os dados que recolher dos usuários durante os jogos. Esses dados são coletados a partir da capacidade do Kinect de escanear o corpo dos usuários e detectar pontos chaves do rosto de cada um, para poder criar uma sequência numérica que representa aquela única pessoa.
Essas informações ficam armazenadas apenas no console e serão usadas apenas para propósitos de jogabilidade. Se alguém conseguisse estas informações não conseguiria identificar a pessoa que representam, pois os dados armazenados são apenas muitos números juntos. Segundo a Microsoft, depois de usar os dados para análise e melhor desempenho da jogabilidade, os dados são destruídos.
Porém não é possível falar a mesma coisa da privacidade de voz, a Microsoft não garante privacidade quando você estiver conversando em um chat com outro jogador, assim como vídeos ou em jogos com comunicação live-hosted, estas formas de comunicação poderão ser gravadas e compartilhadas com outros usuários. Assim como quando o jogador estiver jogando no modo multiplayer, outros jogadores poderão utilizar o recurso de gravar a sua visão do jogo usando o GameDVR, isso pode fazer com que a imagem do seu personagem e o nome sejam gravados por outro usuário.
Além disso, para acabar com a polêmica, a Microsoft reafirmou que o Kinect poderá ser desligado, simplesmente falando “Knect off” (não sei como vai ser no Brasil, mas provavelmente “Desligar Knect”) ou desconectando o aparelho do console. Ainda, o usuário poderá apagar todos os dados do Kinect, em configurações, selecionando “restaurar os dados do meu Knect”, ou deletando o perfil do console.
Com todo esse esforço da Microsoft em livrar-se de qualquer suspeita sobre essa questão da privacidade, será que devemos ficar sossegados quanto sua sinceridade, ou esperar que o governo dos EUA resolva acabar com qualquer política de privacidade? Que Orwell nos acuda!
0 comentários:
Postar um comentário