Uma das novidades mais polêmicas da nova expansão de World of Warcraft, Warlords of Draenor, é a possibilidade de levar um personagem ao nível 90 sem precisar muito esforço, já que haverá um item que pode ser obtido via microtransação que faz esse favor ao jogador. Mas a pergunta é: por quê?
Em entrevista ao site Eurogamer, um dos designers do MMORPG justificou os motivos que fizeram a Blizzard adotar esse sistema. Segundo Ion Hazzikostas, todos que comprarem o novo conteúdo vão receber o item em questão para evoluir um de seus heróis. No entanto, e quem quiser levar mais de um personagem ao level máximo?
Hazzikostas explica que a ideia de inserir esse tipo de microtransação em World of Warcraft surgiu exatamente para que os interessados em levar seus guerreiros ao nível 90 não tenham de comprar a expansão uma segunda vez apenas para isso. Desse modo, ele afirma que a solução encontrada foi vender o item separadamente.
O curioso é que tanto Warlords of Draenor quanto o acessório que maximiza o poder dos heróis custam US$ 60 — cerca de R$ 140 na cotação atual. E a razão para esse alto custo é exatamente aquilo que você está pensando: apesar da facilidade, a Blizzard não quer desvalorizar o processo de evolução e fazer com que seus servidores sejam inundados de personagens de nível 90.
De acordo com o designer, nada impedia o estúdio de vender esse item a apenas US$ 10 ou algum outro valor mais baixo, mas isso seria o mesmo que dizer para as pessoas abandonarem o progresso clássico. E, levando em consideração que um MMORPG depende muito dos itens e de todos os demais derivados dessas caçadas, uma mudança desse tipo poderia acabar com toda a economia do jogo.
Assim, Hazzikostas deixa claro que o objetivo da microtransação é apenas facilitar a vida de quem quer um segundo ou terceiro personagem no level 90, mas que não querem passar centenas de hora treinando — afinal, todos precisam viver offline de vez em quando.
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